TERRITÓRIOS POÉTICOS - OFICINAS CRIATIVAS A PARTIR DO ESPETÁCULO - ZOO STORY

Teatro Ribeiro Conceição - teatro ribeiro conceição

Territórios Poéticos - Oficinas Criativas a partir do espetáculo - Zoo Story

2 março 18h00
entrada livre | sujeito a inscrição
duração: 240min
Destinatários: Pessoas com e sem deficiência e S/surdos, maiores de 18 anos com interesse pelas artes performativas.

sinopse
Territórios Poéticos é uma oficina de prática teatral que propõe a quem participa explorar a visão sobre o que entende de si e do outro, os territórios que ocupa (plano da consciência) e as geografias que pretende habitar (plano do inconsciente), caminhando do real para a ficção. Durante um dia, os participantes criam, juntos, um novo território. Um território feito de cada uma das pessoas do coletivo. Um espaço para observar e praticar minuciosamente a poesia de cada movimento, de cada posição crítica, de cada nova palavra, de cada nova reinvenção do quotidiano. E no final apresentarão esta nova forma de olhar para o Mundo, uma forma que se centra na ideia de olhar para cada pessoa como um ser plural, inconstante, imprevisível e infinitamente misterioso. Cada pessoa como uma nova possibilidade de reler o Mundo e os seus territórios;cada pessoa como um novo território poético. E no final de tudo, deixar em aberto a possibilidade de nos olharmos para além da primeira camada: sermos para além da carne.

Ficha Artística
coordenação: Marco Paiva

A classificar pela CCE
Sobre a Odisseia Nacional

Durante o ano de 2023, o Teatro Nacional D. Maria II põe os pés em todo o território português, disseminando a sua atividade artística, envolvendo as populações, os agentes culturais e as administrações autárquicas de mais de 90 municípios. A Odisseia Nacional procura democratizar exponencialmente a oferta teatral, fomentando a criação artística local,com projetos intergeracionais e inclusivos, que refletem a diversidade do país, a partir de escalas regionais. O D. Maria II propõe-se, assim, a relacionar o pensamento contemporâneo com as identidades locais, aproximando as comunidades de novas linguagens artísticas. A programação integra centenas de propostas agrupadas em cinco programas – espetáculos, projetos de território e comunidade, eventos dedicados ao pensamento, atividades para o público escolar, ações de formação –, e ainda uma exposição. Uma empreitada que, através do teatro, pretende retratar dimensões fulcrais da atividade cultural em Portugal, criando uma reflexão aprofundada sobre as diversas realidades e promovendo uma maior coesão territorial com lastro para os anos vindouros.

Sobre o Frutos
O programa Frutos parte da realidade, dos conteúdos escolares e do programa Peças para promover ações pedagógicas dirigidas a todos os ciclos de ensino, aproximando as gerações mais jovens das artes performativas e fomentando a sua participação cultural e pensamento crítico. Um programa vasto e transdisciplinar, dividido em quatro projetos estratégicos e complementares, liderado por estruturas artísticas, que assim se aproximam de mediadores culturais, escolas e docentes.

parceria: Plano Nacional das Artes

Lista de datas (página de detalhes do evento)

• 2 de Fev. de 2023 18:00

Criado em iCagenda