Projeto TRanÇa

O projeto TRanÇa – TRC na Dança, é um projeto de cariz formativo e social, o qual decorre ininterruptamente desde 2009. Este projeto funciona com vários grupos em processos criativos autónomos, estando organizado por anos letivos.

  • CML 12911
  • CML 13881
  • CML 14091
  • CML 31502
  •  DSC02052
  •  JOO01851
  • 30
  • 4
  • 52

    VISÃO
    O projeto tenciona assumidamente agir em áreas essenciais para a educação e a sociedade, sobre as quais se procura discutir o estado do corpo na comunidade, a relação de espelho entre a arte e a vida, a especialidade da dança e o significado do exemplo profissional, ou a importância do cruzamento entre identidades e saberes diferentes. Esta perspetiva justifica a convergência de lugares, de comunidades e de áreas artísticas. Desta forma é possível entender a dimensão do desafio abraçado por toda a comunidade Lamecence para criar uma nova obra de arte.

    DEFINIÇÃO
    A Dança enquanto ferramenta que articula saberes, conhecimentos e experiências é a porta de entrada, com uma atividade regular e mais intensa destinada a todos os grupos de participantes, desde crianças, teenagers, jovens, adultos e seniores. Desta atividade fazem parte aulas de movimento livre, danças sociais a par ou a solo, processos criativos de descoberta de movimentos e técnicas de dança e composição criativa. É através de uma vivência multidisciplinar, aberta e inclusiva da dança que os corpos se colocam em diálogo entre si, descobrindo formas individuais e coletivas de criar um discurso artístico que reconhece toda a sua dimensão geocultural, social e humana, num processo constante da sociedade para o palco e do palco para a sociedade.

    METODOLOGIA
    O projeto inicia com uma fase de exploração de seis meses, com aulas e ensaios regulares, com atividades como ensaios abertos, conversas e encontros, que promovem a partilha e a reflexão sobre o trabalho de grupo.
    Nos três meses seguintes, reúne-se o material feito por cada turma/grupo, com métodos e rotinas próprios da criação de um espetáculo de dança.
    Este processo culmina com uma Mostra de Dança no Teatro Ribeiro Conceição, apresentação pública que acontece no mês de Junho de cada ano.

    FUNCIONAMENTO
    O projeto TRanÇa funciona semanalmente no TRC entre Outubro e Junho de cada ano, com interrupções letivas, às 4ªf e 5ªf nos seguintes horários:

    QUARTAS - FEIRAS
    18h - 18h50 - Crianças
    19h - 19h50 - Teenagers
    20h - 21h20 - Jovens
    21h30 - 22h20 - Adultos Iniciados
    22h30 - 23h30 - Adultos Avançados

    QUINTAS - FEIRAS
    18h - 18h50 - Seniores
    19h - 19h50 - Teenagers
    20h - 21h20 - Jovens
    21h30 - 22h20 - Adultos Iniciados
    22h30 - 23h30 - Adultos Avançados

    A Direção das Atividades é feita pelo professor André Marques, e as aulas são dadas tanto pelo próprio quanto por professores convidados e a Coordenação do Projeto é feita pela Associação Cultural DCTR em articulação com o Município de Lamego.

    |> PLANO DE CONTINGÊNCIA

    CONTACTO COM O PÚBLICO
    Bilheteira TRC através do 254 600 700 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


    FICHA DE INSCRIÇÃO

    Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies. Política de Privacidade