O edifício foi construído em 1727 com o objetivo de ali funcionar o Hospital da Misericórdia. Mais tarde, em 1886, o Quartel do Regimento da cidade de Lamego sofreu um grande incêndio e a Misericórdia cedeu-lhe o espaço do velho hospital. Porém, no ano seguinte, essa fatalidade também assombrou este edifício, ficando reduzido a escombros. Em 1924, é comprado em hasta pública por José Ribeiro Conceição, que ergue então o Teatro que hoje tem o seu nome, mantendo a fachada setecentista original. Inaugurado a 02 de Fevereiro de 1929, José Ribeiro Conceição é alvo de homenagem pública com a presença da atriz Lucília Simões. A partir daí, este local acolhe espetáculos de teatro, ópera, circo, cinema, dança e música, tornando Lamego uma referência na vida cultural do interior do país. Em 1989, fecha as suas portas. Entretanto, a Câmara de Lamego avança com a aquisição da maior parte do Teatro e, em 1993, foram realizadas obras de recuperação e consolidação do edifício. A 23 de Fevereiro de 2008, é inaugurado o Teatro com a presença do Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva. Presentemente, o Teatro Ribeiro Conceição recebe espetáculos profissionais e amadores de todas as áreas e oferece à população formação na área da dança, ao mesmo tempo que atua juntamente com as associações e instituições locais.
Comendador Ribeiro Conceição
A 30 de Agosto de 1872, nasce na Freguesia de Ferreiros de Avões José Ribeiro Conceição.
Cedo parte para o Brasil onde faz fortuna e, na primeira metade de 1900, passa a viver entre o Brasil e Portugal. O seu nome é citado em vários jornais e assim passa a ser um homem conhecido na região, integrando-se rapidamente na sociedade lamecense.
Atento às mudanças do seu tempo, envolve-se no mundo da política e chega a integrar uma comissão que vai a Lisboa tentar convencer Afonso Costa da ascensão de Lamego a sede de distrito. Como membro do Partido Republicano candidata-se a vereador, cargo que exerce de 2 de Janeiro a 23 de Abril de 1914.
De carácter empreendedor, José Ribeiro Conceição tenta a implementação de uma empresa de transportes em Lamego. No entanto, é a cultura a grande paixão deste homem.
Em 1924, adquire o edifício do teatro, reconstrói-o e, cinco anos passados, inaugura-o com pompa e circunstância.
Envolve-se em polémicas e conflitos de interesses com alguns sectores de Lamego e, anos mais tarde, parte desiludido para o Brasil. A 26 de Dezembro de 1948 falece o Comendador Ribeiro Conceição.
Teatro Ribeiro Conceição
Datado do ano de 1727, este teatro foi inicialmente construído com o propósito de ser o Hospital da Misericórdia de Lamego que aqui funcionou até 1892. Quatro anos depois, o velho hospital passa a ser o novo Quartel do Regimento. No entanto, em 31 de Julho de 1897, um grave incêndio deixa este edifício reduzido a escombros.
Em 1924, o Comendador José Ribeiro Conceição compra em hasta pública, por dez mil e um escudos (quarenta e nove euros e oitenta e oito cêntimos), o edifício em ruínas e transforma-o numa importante e prestigiada sala de espetáculos que será uma referência na vida cultural do interior do país ao longo de várias décadas.
Com pompa e circunstância, o teatro foi inaugurado a 2 de Fevereiro de 1929, mantendo a sua atividade cultural até 1987, ano em que apresentava já em estado avançado de degradação.
Finalmente, a Câmara Municipal de Lamego decide avançar com a aquisição deste monumento setecentista e em 1993 foram realizadas obras de recuperação e consolidação do edifício.
No final de 2005, são efectuadas as obras de reabilitação e a 23 de Fevereiro de 2008 é reinaugurada a mais bela sala de espetáculos da região duriense: o Teatro Ribeiro Conceição.
Cronologia
1727 – Construção do edifício para servir de Hospital da Misericórdia de Lamego
1897 – O edifício é devorado por um incêndio e fica reduzido a escombros.
1924 – O imóvel é adquirido pelo Comendador José Ribeiro Conceição
1929 – O Teatro Circo Ribeiro Conceição é inaugurado a 2 de Fevereiro
1948 – O Comendador José Ribeiro Conceição falece a 26 de Dezembro
1987 – O teatro encerra devido ao seu estado avançado de degradação
2005 – Início das obras de reabilitação e modernização do edifício
2008 – Reinauguração do Teatro Ribeiro Conceição
Teatro Ribeiro Conceição
Peça de Teatro José Toledano