• Teatro Ribeiro Conceição
    Teatro Ribeiro Conceiçao
    Uma das mais belas Salas de Espetáculos do País
  • Trc 3
    ''A vida é uma peça de Teatro que não permite ensaios...''
                                                                                                                                                                      Charles Chaplin
  • Trc 5
    ''A lei suprema da Arte é a representação do Belo...''
                                                                                                                                                   Leonardo da Vinci
  • Trc 6
    ''O teatro é mais honesto que o cinema, porque o cinema filma sonhos...''
                                                                                                                                                                                                                       Manoel de Oliveira
  • Trc 7
    ''A tragédia e a sátira são irmãs e estão sempre de acordo''
    Fiodor Dostoievski
  • Trc 4
    Teatro Ribeiro Conceiçao
    Fachada Setecentista Original
  • Trc 25

    ''A Cultura do Douro''

  • Trc 2
    ''A Arte é o alimento do Espírito''
    Ruy de Carvalho

TRCEM LogotipoPNG

 

 

Espaço Memória

Com o objectivo de recuperar, destacar e dignificar o espólio existente do antigo Teatro Ribeiro Conceição.

+ informação

TRC SE Logotipo PNG

 

 

Serviço Edutativo

Promove atividades que estimulam a imaginação, a criatividade e a partilha de conhecimentos.

+ informação

TRC MES LOGO

 

 

Mês TRC

Datas importantes na vida deste teatro que coincidentemente acontecerem no mês de fevereiro.

+ informação

VI Douro Film Festival Festival Internacional de Cinema Super 8mm

Categoria
CINEMA
Data
2 de Dez. de 2017 21:30
Local
Teatro Ribeiro Conceição - Teatro Ribeiro Conceição, Largo Camões,
Lamego, Portugal
Telefone
+351 254 600 070
Email
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este é o único Festival de Cinema Super 8mm em Portugal e um dos poucos em todo o Mundo. É o único em que os filmes são feitos no âmbito do próprio Festival e, portanto, põe as pessoas a filmar. Na presente edição todos os filmes foram rodados no Douro, seu berço natural, por convidados do Porto, Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior.
 
02 de dezembro de 2017
Auditório | Cinema Cinema | Preço de 3€ a 4€
 
 

Todas as datas

  • 2 de Dez. de 2017 21:30

Caros amigos da cultura

Esta agenda marca o fim de um ciclo.
Um ciclo que foi relevante e de inquestionável importância para a vida de Lamego porque foi aquele que devolveu o Teatro Ribeiro Conceição à cidade, à região e ao país; foi aquele que atribuiu à cultura importância estratégica; foi aquele que permitiu uma continuada e envolvente ação cultural consubstanciada em números que são o orgulho de quem estabeleceu e acreditou neste caminho. No dia 1 de julho de 2009, a convite do senhor Presidente da Câmara Eng. Francisco Lopes, aceitei coordenar o Teatro Ribeiro Conceição. Foi uma honra que me foi dada e que, perdoem-me, é exclusiva. Não partilho com ninguém. Nesse dia foi-me também dada uma enorme responsabilidade. E essa sim. Diariamente foi partilhada com uma equipa de coordenação de gente rara na dedicação e competência; de um grupo extraordinários de colaboradores que inclui técnicos, serviço de bilheteira, equipa de frente de casa e de limpeza, invulgares na disponibilidade e entrega que repartiram comigo o dever de defender e assegurar a funcionalidade e dignidade deste edifício.
E como o fizeram! Só nos 8 anos da responsabilidade desta coordenação realizaram-se mais de 3300 iniciativas; a nossa programação e o envolvimento social que criámos chegou a mais de 400 000 espetadores/utilizadores. Mas há um algarismo em que tenho particular orgulho e que sobressai a tudo os outros: o zero! Foram milhares de crianças que passaram neste teatro como visitantes, espectadores ou “artistas” e houve ZERO incidentes; o auditório, com 1º e 2º balcão, recebeu milhares de pessoas e ZERO é o registo de queda de objetos; apesar do número de iniciativas já atrás referenciado, ZERO foi o número de cancelamento da responsabilidade do TRC. Assim, e partindo praticamente do ZERO, esta coordenação deixa neste teatro um Serviço Educativo ativo, funcional e inclusivo com mais de 1800 iniciativas; deixa um Espaço Memória com objetos, fotografias e cartazes antigos devidamente organizado; deixa uma coleção de 243 autógrafos e dedicatórias de personalidades e artistas, deixa mais de 20 obras de arte de fotografias, pintura, escultura, cedidas em regime de comodato. Com uma programação eclética, do contemporâneo ao tradicional, nas áreas da música, dança, teatro, artes performativas e cinema; com exposições promovendo artistas plásticos locais, nacionais e internacionais; envolvendo todas as escolas de Lamego de múltiplas formas; recebendo associações, instituições e variadas entidades para a realização de palestras, colóquios, lançamento de livros e outros, enfim, ao serviço da comunidade e da região, lentamente e de forma quase imperceptível, o Teatro Ribeiro Conceição entrou na vida dos lamecenses.
Em pouco tempo tornou-se uma estrutura patrimonial de visita incontornável da cidade e por todos imediatamente referenciada. Este é um facto e é o resultado de uma estratégia implementada no tal ciclo que agora finda. Este teatro seguiu uma programação reconhecidamente de excelência, é motivo de orgulho dos lamecenses, porque os envolve e lhes “abre as portas”, prestando também um inegável contributo para a promoção prestigiante do nome “Lamego” aquém e além-fronteiras. Infelizmente, parece ter havido quem não tenha percebido o alcance deste facto nem tenha dado conta da intensa e imensa atividade que aqui se constrói todos os dias.
Sabia, por exemplo, que o “Prémio de Mérito Cultural”, criado para agraciar individualidades e coletividades que honram ou honraram o nome de Lamego, foi proposta desta coordenação para assim se assinalar o aniversário de reabertura ? Sabia que o TRC Zigurfest, elogiado por todos, nasceu a partir de uma vontade minha de envolver os jovens lamecenses na programação do TRC? Sabia que nomes como Albano Vaquero, Pina de Morais, Armando A. Fernandes, entre outros, mereceram cerimónias especiais? Sabia que nosso projeto na área da dança chamado “TRanÇa ” criou mais de 20 espetáculos, em 7 anos de existência, e “pôs” no palco mais de 2500 lamecenses? Sabia que no âmbito regular de programação o Teatro Ribeiro Conceição tem um festival internacional de humor e um Encontro de Dança e uma “Noite de Gala” e um festival de música moderna portuguesa e festeja o “Dia Mundial da Criança” e  tem um “Palco de Intimidades” e o “Cinema ao Sábado”? Certamente nem sabe quem é o coordenador deste teatro mas esse foi outro objetivo atingido com sucesso. Para mim o Teatro Ribeiro Conceição foi sempre o protagonista; para mim o TRC deve/deveria ser sempre o “cartão de visita” e o motor da dinamização cultural da cidade e da região do Douro; com a minha equipa, servi o teatro e procurei sempre lutar contra aqueles que se queriam servir dele. Finalizo sentindo que, embora não seja fácil, não será impossível encontrar uma equipa com vontade de dar tanto ao Teatro Ribeiro Conceição ou com capacidade para fazer melhor. Mas é certamente impossível encontrar uma equipa que ame este teatro mais do que nós.
 
Rui Fernandesimage001
trc letring