ag trc

Nova Agenda TRC - ABRIL.MAIO.JUNHO.JULHO 2024

Temos o prazer de anunciar que a nova agenda do teatro já está disponível para consulta em nosso site! Com uma programação diversificada e repleta de espetáculos emocionantes, a nossa agenda traz opções para todos os gostos e idades. De peças clássicas a musicais, comédias a dramas intensos, não perca a oportunidade de conferir o que o Teatro Ribeiro Conceição tem para lhe oferecer.

Consulte Aqui

TRCEM LogotipoPNG

 

 

Espaço Memória

Com o objectivo de recuperar, destacar e dignificar o espólio existente do antigo Teatro Ribeiro Conceição.

+ informação

serviço educativo TRC

 

 

Serviço Edutativo

Promove atividades que estimulam a imaginação, a criatividade e a partilha de conhecimentos.

+ informação

TRC MES LOGO

 

 

Mês TRC

Datas importantes na vida deste Teatro que coincidentemente aconteceram no mês de fevereiro.

+ informação

SOMBRAS DA MORTE

IMG-20220519-WA0000_1
Categoria
TEATRO
Date
4 de Jun. de 2022 21:30
Local
Teatro Ribeiro Conceição - teatro ribeiro conceição
Telefone
Email
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
AUDITÓRIO – M/12 - GRATIS
SÁB. 4 JUNHO . 21h30


SINOPSE
(inserido no Festival Literário: Lamego Cidade Poema)
"Sombras da Morte é uma leitura encenada da obra de Fausto Guedes Teixeira (1871-1940), ilustre poeta lamecense. A dramaturgia do texto encenado parte da ideia de tempo, de um tempo abstracto que se situa entre a hora da sua morte e o tempo em que a sua alma permanece ainda entre os vivos, entre os poemas que sentiu, viveu e escreveu. Há um tempo de adaptação da alma à ideia da morte do corpo. E nesse tempo abstracto, o poeta viaja pela sua obra como quem viaja pela vida, recordando, sentindo absoluta, a saudade de já não ter saudade.
O poeta encontra-se assim com a presença da morte e, a partir dela, lança-se à infância, aos primeiros versos, ao amor, à solidão, à permanente dor da perda.

Com interpretação de António Durães e a viola d'arco de José Valente, numa criação de Rui de Noronha Ozorio.»

FICHA TÉCNICA
- Encenação e Dramaturgia: Rui de Noronha Ozorio
- Direcção e Produção Musical: José Valente
- Interpretação: António Durães
- Desenho de Luz: Tiago Peixoto
- Vídeo e Projecção: Bruno Manso
- Som: Teatro Ribeiro Conceição
- Fotografia: Bruno Manso
- Figurinos: Criação Colectiva
- Produção: Câmara Municipal de Lamego.»

 
 

Lista de datas (página de detalhes do evento)

  • 4 de Jun. de 2022 21:30

Criado em iCagenda

LOGO TRC MES NEW

Datado do ano de 1727, este teatro foi inicialmente construído com o propósito de ser o Hospital da Misericórdia de Lamego que aqui funcionou até 1892. Quatro anos depois, o velho hospital passa a ser o novo Quartel do Regimento. No entanto, em 31 de Julho de 1897, um grave incêndio deixa este edifício reduzido a escombros. Em 1924, o Comendador José Ribeiro Conceição compra em hasta pública, por dez mil e um escudos (quarenta e nove euros e oitenta e oito cêntimos), o edifício em ruínas e transforma-o numa importante e prestigiada sala de espetáculos que será uma referência na vida cultural do interior do país ao longo de várias décadas. Com pompa e circunstância, o teatro foi inaugurado a 2 de Fevereiro de 1929, mantendo a sua atividade cultural até 1987, ano em que apresentava já em estado avançado de degradação. Finalmente, a Câmara Municipal de Lamego decide avançar com a aquisição deste monumento setecentista e em 1993 foram realizadas obras de recuperação e consolidação do edifício. No final de 2005, são efectuadas as obras de reabilitação e a 23 de Fevereiro de 2008 é reinaugurada a mais bela sala de espetáculos da região duriense: o Teatro Ribeiro Conceição.

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies. Política de Privacidade