ag trc

Nova Agenda TRC - ABRIL.MAIO.JUNHO.JULHO 2024

Temos o prazer de anunciar que a nova agenda do teatro já está disponível para consulta em nosso site! Com uma programação diversificada e repleta de espetáculos emocionantes, a nossa agenda traz opções para todos os gostos e idades. De peças clássicas a musicais, comédias a dramas intensos, não perca a oportunidade de conferir o que o Teatro Ribeiro Conceição tem para lhe oferecer.

Consulte Aqui

TRCEM LogotipoPNG

 

 

Espaço Memória

Com o objectivo de recuperar, destacar e dignificar o espólio existente do antigo Teatro Ribeiro Conceição.

+ informação

serviço educativo TRC

 

 

Serviço Edutativo

Promove atividades que estimulam a imaginação, a criatividade e a partilha de conhecimentos.

+ informação

TRC MES LOGO

 

 

Mês TRC

Datas importantes na vida deste Teatro que coincidentemente aconteceram no mês de fevereiro.

+ informação

EXPOSIÇÃO COLETIVA DE PINTURA

EXP_COLE450
Categoria
EXPOSIÇÃO
Date
27 de Fev. de 2020 00:00
Local
Teatro Ribeiro Conceição - Teatro Ribeiro Conceição - Lamego
Telefone
Email
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
CARMO PAULINO | JOANA LARANJO | ODETE MARÍLIA | MARIA EUGÉNIA COUTINHO
SALÃO NOBRE ALBANO VAQUERO
CARMO PAULINO
Carmo Paulino nasceu em 1956, é natural de Albergaria-a-Velha – Aveiro. É artista plástica formada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), integrando desde 2017 o projeto Cultura Que Une (Douro / Galiza). A artista realizou e participou em inúmeras exposições individuais e coletivas, trabalhou como professora de Artes Visuais do Ensino Secundário, foi ilustradora em publicações infanto-juvenis, colaborou na produção da curta-metragem de cinema de animação “O Alma Grande” e foi a artista plástica na produção das máscaras do Projeto Anima, no Museu do Teatro de Marionetas do Porto. Atualmente, reside no Peso da Régua, onde se dedica às suas criações artísticas.
JOANA LARANJO
Joana Laranjo, nasceu em Lamego em 1957. Licenciada em Artes Plásticas – Pintura, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Desenvolveu a sua atividade profissional em museus, foi professora de artes visuais e participou em exposições coletivas e individuais em Portugal, Espanha e Bélgica. Atribuído o 3º prémio na exposição ESBAP /91, Galeria de Arte dos CTT, Fórum Picoas, Lisboa Representada nas coleções – Associação dos Jovens Empresários, Porto. Telecom Portugal, Lisboa.
ODETE MARÍLIA
Odete Marília, nasceu em Ribalonga em 1954 - Carrazeda de Anciães. Artista plástica formada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), foi professora de Artes Visuais do Ensino Secundário. Ilustrou com as suas pinturas a poesia de José Braga Amaral "Na Pele do Rio/óleos sobre poesia", com o apoio do Ministério da Cultura/Direção Regional de Cultura do Norte. Ao longo da sua carreira artística realizou e participou em inúmeras exposições individuais e coletivas. É da dualidade entre o Douro vivido e o Douro imaginado e sentido, que surge a sua obra. Atualmente reside em Lamego, onde se dedica às suas criações artísticas.
Mª EUGÉNIA PEREIRA COUTINHO
Mª Eugénia Coutinho nasceu em Lisboa em 1967, Licenciada em Artes Plásticas - Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Frequentou um Curso de Desenho e Pintura do IADE em Lisboa, um Estágio de Gravura no Museu de Lamego, Curso de verão - «Férias com Arte», organizado pela Oficina D´Angra» - Açores, Ilha Terceira e uma Oficina de Formação, «A Olaria/Cerâmica – Pintura e Decoração» no CEFOP-LART – Lamego. É Coautora no texto e ilustração de dois livros Infanto-juvenis - «Dinis em Lamego à descoberta de um Tesouro…» e «Grão a Grão…Vamos conhecer o Vasco! (viagem ao tempo do pintor Grão Vasco)». Desenvolve a sua atividade profissional como professora de Artes Visuais e participou em algumas exposições coletivas.
 
 

Lista de datas (página de detalhes do evento)

  • De 8 de Fev. de 2020 14:00 a 8 de Mar. de 2020 17:00
  • 27 de Fev. de 2020 00:00

Criado em iCagenda

LOGO TRC MES NEW

Datado do ano de 1727, este teatro foi inicialmente construído com o propósito de ser o Hospital da Misericórdia de Lamego que aqui funcionou até 1892. Quatro anos depois, o velho hospital passa a ser o novo Quartel do Regimento. No entanto, em 31 de Julho de 1897, um grave incêndio deixa este edifício reduzido a escombros. Em 1924, o Comendador José Ribeiro Conceição compra em hasta pública, por dez mil e um escudos (quarenta e nove euros e oitenta e oito cêntimos), o edifício em ruínas e transforma-o numa importante e prestigiada sala de espetáculos que será uma referência na vida cultural do interior do país ao longo de várias décadas. Com pompa e circunstância, o teatro foi inaugurado a 2 de Fevereiro de 1929, mantendo a sua atividade cultural até 1987, ano em que apresentava já em estado avançado de degradação. Finalmente, a Câmara Municipal de Lamego decide avançar com a aquisição deste monumento setecentista e em 1993 foram realizadas obras de recuperação e consolidação do edifício. No final de 2005, são efectuadas as obras de reabilitação e a 23 de Fevereiro de 2008 é reinaugurada a mais bela sala de espetáculos da região duriense: o Teatro Ribeiro Conceição.

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies. Política de Privacidade