ag trc

Nova Agenda TRC - ABRIL.MAIO.JUNHO.JULHO 2024

Temos o prazer de anunciar que a nova agenda do teatro já está disponível para consulta em nosso site! Com uma programação diversificada e repleta de espetáculos emocionantes, a nossa agenda traz opções para todos os gostos e idades. De peças clássicas a musicais, comédias a dramas intensos, não perca a oportunidade de conferir o que o Teatro Ribeiro Conceição tem para lhe oferecer.

Consulte Aqui

TRCEM LogotipoPNG

 

 

Espaço Memória

Com o objectivo de recuperar, destacar e dignificar o espólio existente do antigo Teatro Ribeiro Conceição.

+ informação

serviço educativo TRC

 

 

Serviço Edutativo

Promove atividades que estimulam a imaginação, a criatividade e a partilha de conhecimentos.

+ informação

TRC MES LOGO

 

 

Mês TRC

Datas importantes na vida deste Teatro que coincidentemente aconteceram no mês de fevereiro.

+ informação

NÃO SE BRINCA COM O AMOR DE ALFRED MUSSET

AMOR
Categoria
TEATRO
Date
9 de Nov. de 2019 21:30
Local
Teatro Ribeiro Conceição - teatro ribeiro conceição
Telefone
Email
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Um verdadeiro drama sobre o amor, o orgulho e a juventude intransigente. A história retrata os desencontros amorosos de dois jovens, Perdican e Camila, destinados desde nascença a um casamento de conveniência. Para alguns críticos, esta relação destes jovens que se amam, mas acabam por se desentender, contém uma referência autobiográfica à relação que Musset mantém com Georges Sand. As críticas à religião, manifestas nas personagens de Bridaine e da Senhora Pluche, bem como no discurso preconceituoso de Camila em relação aos homens, foram, à época, censuradas, obrigando o autor a alterar o texto original para que a peça pudesse ser representada. Em termos estilísticos a peça foi considerada demasiado lírica e complexa pela sucessão de espaços de acção que pressupõem mutações rápidas de cena. A introdução de um coro de camponeses, à semelhança da Tragédia Grega, numa peça que representa um drama, mas que não deixa de ser uma comédia, enfatiza ainda mais uma mistura de estilos que revela uma modernidade surpreendente para a sua época.
Perdican e Camila, são esperados ansiosamente na sua aldeia natal pelo Barão, pai de Perdican e tio de Camila, pois todos esperam verem realizadas as suas núpcias. Mestre Blazius, preceptor de Perdican e a Senhora Pluche, preceptora de Camila, anunciam aos camponeses e criados a chegada dos dois jovens, após anos de separação, durante os quais Perdican teve uma educação laica e Camila foi educada num convento. Embora se amem, a diferença de ideais, fruto de educações opostas, leva os dois jovens a desentenderem-se. Para provocar Camila, Perdican envolve-se com Rosette, jovem e ingénua aldeã, irmã de leite de Camila. Esta acaba por se suicidar e Perdican e Camila afastam-se definitivamente.
DIREÇÃO: David Carvalho - Filandorra Teatro do Nordeste
AUDITÓRIO | M/6 | 5,00€
ENCENAÇÃO: Filipe Crawford
 
 

Lista de datas (página de detalhes do evento)

  • 9 de Nov. de 2019 21:30

Criado em iCagenda

LOGO TRC MES NEW

Datado do ano de 1727, este teatro foi inicialmente construído com o propósito de ser o Hospital da Misericórdia de Lamego que aqui funcionou até 1892. Quatro anos depois, o velho hospital passa a ser o novo Quartel do Regimento. No entanto, em 31 de Julho de 1897, um grave incêndio deixa este edifício reduzido a escombros. Em 1924, o Comendador José Ribeiro Conceição compra em hasta pública, por dez mil e um escudos (quarenta e nove euros e oitenta e oito cêntimos), o edifício em ruínas e transforma-o numa importante e prestigiada sala de espetáculos que será uma referência na vida cultural do interior do país ao longo de várias décadas. Com pompa e circunstância, o teatro foi inaugurado a 2 de Fevereiro de 1929, mantendo a sua atividade cultural até 1987, ano em que apresentava já em estado avançado de degradação. Finalmente, a Câmara Municipal de Lamego decide avançar com a aquisição deste monumento setecentista e em 1993 foram realizadas obras de recuperação e consolidação do edifício. No final de 2005, são efectuadas as obras de reabilitação e a 23 de Fevereiro de 2008 é reinaugurada a mais bela sala de espetáculos da região duriense: o Teatro Ribeiro Conceição.

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies. Política de Privacidade