ZOO STORY

TEATRO
Zoo_Story__Mário_Melo_Costa
  sexta-feira, 3 de fevereiro 21:30

  Teatro Ribeiro Conceição

ZOO STORY

3 fevereiro 10h30 - público escolar
3 fevereiro 21h30 - público geral

Preço do bilhete: 7.50€
Duração: 55min
Classificação: m/12
Conversas depois do espetáculo para preparar o futuro

sinopse

Num espaço indefinido dá-se um encontro. Afirma-se a necessidade de comunicação e entendimento, dispensando a retórica. A partir daqui o conflito escrito por Albee entre as personagens Peter e Jerry abre-se à plateia. Já não é uma personagem que procura outra,
é um grupo de pessoas sentadas numa sala de teatro, à procura de uma forma de se relacionar com um espetáculo. A única morte é a de Jerry, mesmo no final. Tudo o resto é futuro. Se a obra de Albee mostrava o encontro involuntário entre dois homens que expunham no seu diálogo o isolamento, a segregação e a desumanização das sociedades modernas, esta criação parte para um trabalho em torno da falência da norma, procurando encontrar uma salvação para as relações humanas na desmistificação e exploração de outras formas de comunicar.
A palavra dita é substituída pela palavra gestuada, através do desempenho de dois intérpretes surdos, cujo processo de casting se iniciou em fevereiro de 2022 numa oficina teatral dirigida a intérpretes S/surdas/os, realizada no D. Maria II. Zoo Story é uma proposta de reconhecimento da diversidade como um espaço facilitador de encontros, enquanto questiona o teatro que se encerra no dogma, na convenção estética e formal. Um encontro raro entre públicos que têm diferentes necessidades e expectativas e que reconhecerão na prática teatral o seu espaço de representatividade, afirmação e sentimento de pertença.

ficha artística

texto: Edward Albee
direção: Marco Paiva
com Marta Sales, Tony Weaver
cenografia: F. Ribeiro
figurinos: José António Tenente
desenho de luz: Nuno Samora
sonoplastia: José Alberto Gomes
videoarte: Mário Melo Costa
assistência de encenação: Bárbara Pollastri
tradução para LGP: Carlos Martins
produção executiva: Nuno Pratas – Culturproject
co-produção: Teatro Nacional D. Maria II, Terra Amarela, Cine-Teatro Louletano, Centro de
Artes de Águeda, Centro Cultural Vila Flor e Culturproject
parceria: Fundação GDA, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Projeto financiado pela República Portuguesa - Cultura / DGArtes

Sobre a Odisseia Nacional

Durante o ano de 2023, o Teatro Nacional D. Maria II põe os pés em todo o território português, disseminando a sua atividade artística, envolvendo as populações, os agentes culturais e as administrações autárquicas de mais de 90 municípios. A Odisseia Nacional procura democratizar exponencialmente a oferta teatral, fomentando a criação artística local,com projetos intergeracionais e inclusivos, que refletem a diversidade do país, a partir de escalas regionais. O D. Maria II propõe-se, assim, a relacionar o pensamento contemporâneo com as identidades locais, aproximando as comunidades de novas linguagens artísticas.

 

Telefone
Email
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Endereço
teatro ribeiro conceição

 

Mapa


 

Lista de datas (página de detalhes do evento)


  • sexta-feira, 3 de fevereiro 21:30
  • sexta-feira, 3 de fevereiro 10:30

Criado em iCagenda

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies. Política de Privacidade